sexta-feira, 24 de julho de 2009

Répteis



Caro leitor,


Cá estou eu de novo. Desta vez decidi falar de sobre répteis, mais especificamente sobre tartarugas. Sabe adoro animais e tenho duas tartarugas, um casal. Já fazem parte da minha vida há muitos anos. As tartarugas de rio, ou cagados (como lhe prefir chamar), podem viver até 50-70 anos. Decidi escrever este post porque após fazer pesquisas pela internet descobri que os sites que falam de tartarugas não explicam muita coisa importante que as pessoas que possuem tartarugas, ou que pensam vir a ter, não têm conhecimento.
O primeiro passo que sugiro e comprar um livro intitulado " Guia para tartarugas Domésticas".
A primeira coisa que deve saber é que as tartarugas HIBERNAM!!! Não morreram como muitas pessoas pensam que depois acabam por as deitar para o esgoto.
Para se distinguir o macho da fêmea e muito simples; o macho possuí as unhas, das patas dianteiras, compridas e tem a cauda igualmente comprida e grossa enquanto a fêmea possuí uma cauda pequena e unhas pequenas. Quando são pequenas e muito difícil perceber o seu sexo.
As tartarugas são animais territoriais por isso o melhor é mante-las separadas ou então ter um aquário bastante grande para poderem conviver pacificamente. Para saber o comprimento que deve ter o aquário é simples, este tem de ter o comprimento 5 vezes maior que a tartaruga e de largura 3 vezes mais largo que esta.
Não está provado que as tartarugas possam passar doenças para os humanos, mas, se manter a água sempre limpa impede que próprio animal fique doente.
As tartarugas são animais, na sua maioria carnívoros. A carne não convém ter muita gordura pois faz mal ao animal, recomendo carne de vaca picada. Congele a carne em pequenas doses logo que a compre; depois vá descongelando no dia-a-dia. Eles gostam de carne fresca, se for logo congelada quando comprada não perde o sabor. As tartarugas por vezes também podem comer fruta, vegetais, pão e peixe. Quando são pequenas comem camarão próprio para tartarugas, mas após um ano tente começar a introduzir variedade na dieta da trataruga para esta ter mais vitaminas e defesas.
Quando são pequenas tem duas opções:
1º- não a deixa hibernar (muitos veterinários assim o recomendam), ou seja, mistura um pouco de água quente no aquário ( sem a tartaruga lá dentro pois pode queimá-la) para que esta fique morna; mantenha-a num sitio com sol ou compre uma lâmpada própria. Não se esqueça que ela provavelmente não vai querer comer mesmo que acordada, mas pode dar-lhe uma vez por dia ou de dois em dois dias para ver se esta come, mas se não comer não há problema.

A 2º opção é se esta hibernar com a chegada da Primavera pode ficar com conjuntivite e não conseguir abrir os olhos , compre gotas nas lojas de animais e aplique conforme as instruções. Vá dando comida "á boca", pegue no camarão e meta-lho perto da boca ela pelo olfacto vai cheirá-lo e comê-lo. Se não melhorar leva-a ao veterinário. As tartarugas pequenas precisam de Sol ( Vitamina D), variedade de comida para produzirem mais defesas, de cálcio que se pode comprar em alguns supermercados ou em lojas de animais ( o cálcio têm a forma da tartaruga) e também precisam de água sem cloro. Para remover o cloro da água encha garrafões de água e deixa-a repousar 24horas para este desaparecer, só depois pode utilizar esta água.

As tartarugas acasalam no início da Primavera (Março, Abril) e em Maio e Junho metem os seus ovos. A tartaruga pode acasalar uma só vez e continuar a meter ovos durante 4 anos. As fêmeas conseguem armazenar o esperma durante este tempo. Se a tartaruga não meter os ovos leva-a ao veterinário pois pode ficar muito doente.


Irei escrever mais sobre este assunto noutra altura, mas sugiro áqueles que possuem tartarugas (ou qualquer outro animal) que se informem, que levem o seu animal ao veterinário pois os animais são como as pessoas e também ficam doentes. Sugiro que também não tenham este tipo de animais por ter pois dão muito trabalho para manter. As tartarugas são, em alguns casos, espécies em vais de extinção por isso não contribua para a sua morte.

Compre o "Guia para tartarugas domésticas"em lojas como a Fnac ou a Bertrand.

Só escrevi, e irei voltar a este assunto, porque considero que a defesa dos animais é muito importante ,e, se a informação certa for divulgada impedem-se tantos sofrimentos, maus tratos, mortes e abandonos desnecessários. Uma boa sociedade é vista pela forma como trata dos seus animais!







Visite este site:http://mundoaquatico.wordpress.com/


Nota: Não deite lixo nas margens, nem nas águas de rios e mares pois está a contribuir para a morte de muitas tartarugas e de muitos outros animais. Quando vir lixo, faça como eu, apanhe e vai ver que ao dar o exemplo, além de se sentir melhor, vai ajudar o meio ambiente e fazer com que muitas pessoas o/a imitem! Se fumar aranje um garrafa com um pouco de água e utilize como cinzeiro! Torne este mundo um pouco melhor:X





Obrigada caro leitor pelas suas opiniões tão generosas, devo-lhe tudo a si,


Dulce Meireles

5 comentários:

  1. Tb já tive uma tartaruga... São girissimas... A minha ficou doente, fikei tristissima quando morreu... já a da minha irmã não teve a mesma sorte... A mãe dela, axou que estava morta e como mencionaste la foi o pobre bichinho pelo esgoto... É preciso tomar muita atenção com isso...

    ResponderEliminar
  2. Gostei de ler. Andava precisamente à procura de alguma luz sobre o assunto, pois ofereceram duas tartarugas ao meu filho há duas semanas atrás, pelo seu 6º aniversário. Quem ofereceu sabe que serão bem tratadas porque eu própria sou uma defensora dos animais. Temos dois cães e uma gata, e animais tão pequenos não são muito do meu agrado porque me parecem frágeis mas reconheço que estou apaixonada pela Lulu Cambalhota e pelo Rocky Topete (assim se chamam) e até acho que elas me conhecem, pelo menos já sabem a rotina do mudar água, dar comer, etc.
    Tenho andado a inspeccionar tartarugueiras em vidro com um bom tamanho, e para colocar um filtro e um termóstato para terem uma melhor qualidade de vida pois aquele pequeno aquário de plástico onde ainda estão é muito limitado...
    Obrigada por me ter esclarecido mais um pouco.

    ResponderEliminar
  3. Tive uma tartaruga terrestre que já morreu.Andava pela casa fora, ia ter com a munha mulher á cozinha e ficava a olhar para ela! Quando alguém lhe pegava mordia os dedos, mas qundo era eu, não só não mordia como se "falava" para ela esticava o pescoço e ficava a "ouvir". Um dia adormeceu na minha mão!Será que reconhecia o som da minha vóz?
    Comia á minha mão e tinha o cuidado de não me morder...puxando os camarões com cuidado.

    ResponderEliminar
  4. Tenho uma tartaruga há vários anos e nunca hibernou , mas este ano para além de estar no aquário , comecei a deixá-la mais tempo fora na casa e ela começou a ir sempre para o mesmo sitio por baixo de um móvel e encontra-se lá há cerca de 3 dias coberta por uma toalha pequena,de certeza que deve estar a hibernar ou estará doente...e se estiver a hibernar pode ficar nesse sitio ????Tem que ser um sitio húmido ou seco ?? Agradecia uma resposta sua..obrigado

    ResponderEliminar